Tempo de leitura: 3 minutos (628 palavras)
Destacado 

6 Conceitos para Você se Aprofundar em Psicologia Positiva

psicologia-positiva-conceitos-happyimage

A Psicologia Positiva é uma área da Psicologia que tem crescido bastante. Nessa área têm-se a ideia de lançar o olhar para os aspectos positivos do ser humano, como o bem-estar, felicidade, relações sociais positivas. A Psicologia Positiva não ignora a Psicopatologia, apenas acredita que evoluir as potencialidades do ser humano é o suficiente para que ele consiga uma saída criativa para qualquer quadro que o prive de suas forças vitais.

Sendo assim, estamos trazendo 6 conceitos para você aprofundar os seus conhecimentos na Psicologia Positiva. 

1. Engajamento

​O Ser humano tem a necessidade de estar envolvido em alguma atividade que lhe dê prazer e fundamente a sua existência. O sentimento de pertencer a algo que você acredita que transforma o mundo em algo melhor. Esse sentimento é fonte de energia para a superação de diversos obstáculos que podem vir a surgir no dia-a-dia. Quantas pessoas não estão com suas energias minadas por estarem envolvidas com atividades que não lhe dão prazer? E se você fizesse o contrário?

2. Significado

​É natural da nossa espécie estarmos envolvidos com algo que seja maior que nós mesmos. Como uma filosofia de vida, um projeto social. Enfim, ter um propósito maior. Sem um significado maior estamos propensos a sentir um tédio pela vida, sermos arrastados por emoções negativas por não termos um objetivo global e concreto a ser conquistado.

3. Emoções Positivas

​Diversas pesquisas já evidenciaram que inteligência emocional é a base para o autoconhecimento e nos predispõe para a sensação de bem-estar e felicidade. Pesquisas em Psicologia Positiva garantem que emoções positivas são essenciais para uma boa manutenção dos nossos recursos interiores e saber transformar situações adversas a nosso favor é essencial para essa conquista.

4. Relacionamentos Positivos

​Desenvolver relacionamentos positivos é uma das chaves fundamentais para atingirmos nossos objetivos. Um relacionamento positivo é aquele onde experiências são compartilhadas sem medo do julgamento, onde existe o engajamento mútuo e a relação traz significado e realização para ambos.

5. Realização

​Quando alcançamos uma meta que tínhamos concretizado anteriormente o nosso organismo registra como uma potencialidade. Fica registrada uma noção de capacidade de cumprir desafios. E isso acaba por resultar em mais energia para desenvolver novos desafios e objetivos. Aumenta também a auto-confiança e auto-estima; que são dois processos básicos para o bem-estar e felicidade.

6. Flow

O Flow também é conhecido como um estado de fluxo. É o estado de imersão e até mesmo de perda de noção de tempo que temos ao executar uma tarefa prazerosa. O flow está diretamente relacionado à criatividade.

O Flow é indicador para um estado pleno que desemboca na felicidade, que nos faz sentirmos plenos ao realizar uma determinada atividade. 

Para atingir o estado de fluxo deve-se chegar a um ponto de equilíbrio onde a atividade não seja nem tão difícil a ponto de ser frustrante nem tão fácil que se torne entediante. 

O desafio na medida certa é inspirador. Pesquisas na Psicologia Positiva apontaram que o Flow pode ser atingido em qualquer tipo de atividade. Dependendo apenas da descoberta, por parte do sujeito, acerca de  quais atividades lhe dão prazer.

Esses foram os 6 conceitos fundamentais que advém do modelo PERMA de Martin Seligman, fundador da Psicologia Positiva. 

Referências:

ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. A psicologia positiva como fomentadora do bem-estar e da felicidade. Psicol. estud., Maringá , v. 18, n. 4, p. 753-755, Dec. 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400017&lng=en&nrm=iso>. access on 15 Oct. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722013000400017.

SELIGMAN, M. E. P. (2011). Florescer - uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva.

SELIGMAN, M. E. P. (2004). Aprenda optimismo. Barcelona: DeBolsillo.

SELIGMAN, M. E. P. (2003). Felicidade Autêntica. Rio de Janeiro: Ponto de Leitura.

SELIGMAN, M. E. P. & Csikszentmihalyi, M. (2001). Positive psychology: an introduction. American Psychologist, 55(1), 5-14. 

1
O Segredo do Sucesso na Criação dos Filhos: 7 dica...
O Que Você Sabe Sobre a Síndrome de Munchausen?

Textos Relacionados

 

Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito ainda, seja o primeiro!

Deixar seu comentário

  1. Postando o comentário como visitante. Cadastre-se ou faça login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não consegue ver?

Relacionados

Fique por Dentro

Junte-se aos leitores inteligentes que recebem nossas novidades direto no e-mail:

Textos de Psicologia em Destaque:

Portal Psicologia