Tempo de leitura: 3 minutos (598 palavras)
Destacado 

A Atuação do Psicólogo em Gerontologia

a-atuacao-do-psicologo-em-gerontologia

A Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecer, com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem a partir dessa idade.

A Gerontologia não é um campo somente do psicólogo, porém existem muitas possibilidades de atuação a partir da lente da ciência psicológica.

A função da equipe que trabalha com gerontologia – que perpassa pelo objetivo do profissional de psicologia também – é a promoção de saúde, bem-estar e à melhoria da qualidade de vida a partir da organização e execução de atividades. Também existe a função social de combater o preconceito e a marginalização que acontece com o público de mais idade.

A gerontologia trabalha a partir de alguns focos principais, são eles:

Apoio familiar: atuar no aconselhamento e orientação psicológica de familiares afim de elevar a qualidade de vida dos idosos e preparar a família para cuidar da melhor forma possível do idoso.

Atendimento: integrar equipes multiprofissionais em hospitais e clínicas geriátricas para realizar a avaliação ampla do idoso e de seu contexto social.

Capacitação: preparar cuidadores de idosos – ocupação reconhecida pelo Código Brasileiro de Ocupações.

Gestão: trabalhar na administração de instituições que prestam serviços à população idosa.

Planejamento: elaborar, promover e coordenar ações para informar a população sobre os cuidados específicos com os idosos. Propor projetos e políticas públicas para solucionar os problemas da terceira idade, levando em conta as principais doenças e os fatores sociopolíticos e culturais.

Docência e pesquisa: orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

É possível perceber que não existe um foco sequer que deixe de lado a função social do trabalho com os idosos, todas denotam sua preocupação com a imagem que está sendo passada pelas pessoas da terceira idade e como a sociedade reage aos mesmos. A partir disso, pode-se construir também uma auto-estima e auto-imagem positivas afim de contribuir para uma maior qualidade de vida.

O trabalho é desempenhado a partir de uma equipe multiprofissional que envolve fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, médicos e psicólogos. Todos centram o seu estudo e prática na fomentação de atividades que favoreçam uma maior qualidade de vida e bem-estar global para o sujeito. Destaca-se a importância do trabalho em grupo com idosos para fortalecer os laços que esse estabelece consigo e com os outros, criando uma rede de apoio para o mesmo.

Além da especialização oferecida para cada curso que compõe a equipe multidisciplinar existe também o curso de graduação em Gerontologia. Apenas duas instituições oferecem este bacharelado no país. O currículo é dividido em áreas temáticas, como biológicas e sociais, fundamentos para atuação na área de saúde, assistência ao idoso e administração relacionada a programas e serviços de saúde. Assim, estuda-se disciplinas como psicogerontologia, epidemiologia e biologia do envelhecimento, trabalho e envelhecimento e direitos humanos e envelhecimento.

Também compõem a grade curricular o cuidado gerontológico e políticas e programas de saúde do idoso. No último ano, é exigida a realização de estágios e de um trabalho de conclusão de curso e tem duração média de 4 anos.

Esse foi um breve estudo sobre o campo da Gerontologia destacando o que é, como funciona a atuação de cada profissional envolvido no cuidado com os idosos e discussão de temas que estão em voga na área – como a participação da família nas atividades e o novo curso de graduação -. Fique à vontade para avaliar o texto – através das estrelas – e deixar seu comentário para que possamos construir textos cada vez mais relevantes para você.

Referência:

​Prado SD. Envelhecimento, ciência e saber: a pesquisa sobre envelhecimento no Brasil [tese]. Rio de Janeiro: IMS/Uerj; 2004.

11
Estudo Encontra Relação Entre Alimentação e Depres...
Análise do Filme O Senhor das Moscas com Base Nas ...

Textos Relacionados

 

Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito ainda, seja o primeiro!

Deixar seu comentário

  1. Postando o comentário como visitante. Cadastre-se ou faça login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não consegue ver?

Fique por Dentro

Junte-se aos leitores inteligentes que recebem nossas novidades direto no e-mail:

Textos de Psicologia em Destaque:

Portal Psicologia