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As Contribuições da Análise do Comportamento para a Formação de Professores

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A análise do comportamento, enquanto ciência que se propõe a estudar o comportamento humano (Skinner,1953/1970), apresenta arcabouço teórico que possibilita a aplicabilidade de seus princípios em diversas áreas de atuação, dentre elas, a Educação. É sabido que um dos principais atores do processo educacional, sendo ele no ensino básico, fundamental, médio ou superior, são os professores, figuras decisivas para a articulação de um contexto que possibilite o sucesso escolar dos alunos. Dessa forma, reconhece-se a necessidade de se possibilitar uma formação abrangente e completa de tais, incluindo o ensino dos princípios básicos sobre o comportamento humano.

Segundo Pereira, Marinotti, Luna (2004), um dos grandes agravantes da crise educacional está presente no desgaste da relação professor-aluno, influenciado principalmente pela escassez de fatores motivacionais, despersonalização e desindividualização do ensino, aspectos burocráticos, bem como também uma falha formação, tanto com relação à disciplina que leciona quanto aos processos de ensino e aprendizagem. A Análise do comportamento pode viabilizar a resolução desses impasses, já que fornece aos professores uma tecnologia de ensino eficaz, direcionado e mensurável, assumindo ainda que o aporte prático e teórico dessa abordagem possibilita a modificação de comportamento e treino de habilidades, compactuando com os objetivos da Educação (Beffa & Pacca, 2016).

De acordo com essa ciência, o papel do professor está relacionado com o processo comportamental complexo que é ensinar (Henklain & Carmo, 2013). Tal processo implica o planejamento de contingências educativas a partir do estabelecimento de objetivos de ensino, que envolvam o registro e observações dos repertórios iniciais dos alunos para, a partir daí, definir os objetivos de ensino de acordo com os comportamentos já presentes, obedecendo também ao ritmo de cada aluno (Rodrigues, 2012). Logo, esse repertório profissional do professor é um dos alvos da formação em análise do comportamento.

Ainda de acordo com esse autor, para atuar a partir dessa abordagem, o preparo desses profissionais devem incluir elementos da filosofia, o behaviorismo radical, princípios básicos da análise do comportamento, métodos de pesquisa nessa abordagem e formação para o ensino. Tais aspectos formativos envolve a compreensão da visão dessa pespectiva teórica sobre a dignidade humana, concepção de homem, os eventos privados, bem como também sobre o comportamento operante, reforço positivo e negativo, etc.

Esses propósitos formativos devem promover subsídios para a atuação de professores pautada em alguns elementos, dentre eles, a provisão de consequências reforçadoras positivas aos comportamentos apresentados pelos alunos (Pereira, Marinotti & Luna, 2004). Considerando que a aprendizagem pode ocorrer através de procedimentos de modelagem, o processo deve ser divido em passos cujo nível de dificuldade vai progredindo gradativamente, partindo do repertório que o sujeito já possui, e no qual a apresentação de reforçadores seja contingente e contíngua aos comportamentos-objetivo. Para isso, ao investigar sobre o repertório comportamental dos alunos, é importante também avaliar quais itens podem ser utilizados enquanto consequências reforçadoras.

Henklain e Carmo (2013) apontam a necessidade de se atentar à utilização de reforçadores artificiais no contexto escolar. Uma estrelinha ou um prêmio podem ser estímulos reforçadores bastante controladores em momentos iniciais de treino, mas não podem ser utilizados durante todo o processo de aprendizagem. Deve-se realizar uma transição de controladores do comportamento objetivo para reforçadores naturais, tais como aprovação social ou indicadores de progresso. De acordo com Pereira, Marinotti & Luna (2004), essa transição pode ser possível através do envolvimento do aluno na sua avaliação de desempenho.

Além disso, considerando que a educação formal não se restringe ao ambiente escolar, o professor deve fornecer condições para a manutenção e generalização dos comportamentos aprendidos (Rodrigues, 2012).

Também, é importante que professores com formação em base na análise do comportamento conheça sobre o controle aversivo para evitar ao máximo a sua utilização. A proposta skinneriana de educação é pautada no planejamento e manejo de contingências de reforçamento positivo (Beffa & Pacca, 2016), e essa visão se deve principalmente pela quantidade de efeitos colaterais negativos que a utilização de controle aversivo pode apresentar.

Pereira, Marinotti & Luna (2004) apontam os principais efeitos colaterais aplicados ao contexto escolar: Engajamento respostas de esquiva e fuga, quando os professores evitam dar notas baixas para não necessitar fazer mais trabalhos; Geração de reações emocionais, tais como ansiedade, desamparo e frustração tanto por parte de professores quanto de alunos; e produz a diminuição da apresentação de comportamentos punidos, porém não ensina como deve ser o comportamento, como o aluno inquieto que é constantemente punido por isso pode até ficar quieto, mas não saberá o que deve fazer para melhorar o seu desempenho.

Associado a esses aspectos, os passos imprescindíveis para a atuação dos professores no sistema de ensino, o modelo analítico-comportamental indica que, além da definição de objetivos educacionais a partir do repertório apresentados pelos alunos, é relevante ressaltar o alinhamento dos conteúdos a esses objetivos e descrever quais procedimentos deverão ser realizados para que os mesmos sejam postos em prática. Ainda mais, os professores podem incluir jogos, softwares e etc como recursos metodológicos (Rodrigues, 2012), o que acaba por subverter a visão conteudista tão apregoada nas propostas educativas difundidas no país.

Por fim, pode-se concluir que a prática educativa pautada na visão skinneriana enfatiza o replanejamento e acompanhamento. Observa-se que, como ressalva Pereira, Marinotti & Luna (2004), as mesmas possuem maior viabilidade de serem aplicadas por professores em turmas pequenas, chegando o mais próximo possível do acompanhamento individual. Entretanto, reconhece-se que na realidade brasileira, a escassez de recursos e a presença de grandes contingentes de alunos por sala acabam que inviabilizando essa forma de atuação assim como foi planejada. Todavia, a aproximação desse modelo já pode trazer assegurados benefícios para a relação professor-aluno, bem como também para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.

Referências:

PEREIRA, M. E. M., MARINOTTI, M., LUNA, S. V. O compromisso do professor com a aprendizagem do aluno: contribuições da análise do comportamento. In: HÜBNER, M. M. C., MARINOTTI, M. (Org.). Análise do comportamento para a educação: contribuições recentes. Santo André: Esetec, 2004. p. 11-32.

HENKLAIN, M. H. O., CARMO, J. S. Contribuições da Análise do Comportamento à Educação: um convite ao diálogo. Cadernos de Pesquisa, v.43, n.149, p.704-723, 2013.

BEFFA, M. F., PACCA, F. C. A educação sob a perspectiva da análise do comportamento: a relação da avaliação do desempenho de estudantes e a percepção dos professores para a análise do comportamento enquanto ferramenta de planejamento de ensino. In: LUZIA, J. C., FILGUEIRAS, G. B., GALLO, A. E., GAMBA, J . Psicologia e Análise do Comportamento: Saúde, Educação e Processos Básicos. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2016. Cap. 6, p. 57-72.

RODRIGUES, M. E. Behaviorismo Radical, Análise do Comportamento e Educação: o que precisa ser conhecido? In: CARMO, J. S., RIBEIRO, M. J. F. X. Contribuições da análise do comportamento à prática educacional. 1a ed. Santo André, São Paulo: ESETec Editores Associados, 2012. Cap. 2, p. 37-71.

SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. Brasília: Ed. UnB/ FUNBEC, (1953), 1970.

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