Maria Aparecida Melo Girão, Psicóloga (CRP 21/01508) Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2011), especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (2014), especialista em AEE (Atendimento Educacional Especializado) pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo. Realiza atendimento clínico infantil...

Maria Aparecida Melo Girão, Psicóloga (CRP 21/01508) Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2011), especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (2014), especialista em AEE (Atendimento Educacional Especializado) pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo. Realiza atendimento clínico infantil desde 2011, atuando com diversas demandas, como autismo, TDAH, TDO, Ansiedade, dificuldades de aprendizagem. Além disso trabalha com treinamento parental, orientação de professores, atendimento domiciliar e também com palestras e workshops voltados à atuação do acompanhante terapêutico (AT), professor e pais.

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O Segredo do Sucesso na Criação dos Filhos: 7 dicas para você educar seus filhos

Durante o processo de criar filhos sempre esbarramos em questionamentos de como fazer com que a criança obedeça aos pais e os reconheça como figuras de autoridade. Com frequência as crianças desobedecem, e isso acontece normalmente quando elas resistem a fazer o que não gostam. Quando isso acontece, os pais costumam se desesperar e tentam de todas ...
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A Instituição de Educação Infantil, o Psicopedagogo e a Família Frente ao Processo de Adaptação da Criança à Escola

Conforme a LDB (1996), é necessário reorganizar o espaço, os materiais e o tempo na Educação Infantil. O espaço físico da instituição infantil deve ser aconchegante, acolhedor e seguro e ao mesmo tempo promotor de aprendizagem adequada à faixa etária; o tempo deve ser flexível respeitando os ritmos individuais de cada criança considerando as caract...
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Histórico da Psicopedagogia e a Atuação do Psicopedagogo Escolar em Frente a Adaptação da Criança à Educação Infantil

Segundo Almeida (2010), a psicopedagogia surgiu na Europa ainda no século XIX, através da junção de ciências como a Psicologia e a Medicina e tinha como objetivo a reabilitação de crianças com baixo desempenho escolar. Conforme Barbosa ( 2006), a psicopedagogia nasceu no Brasil, no final da década de 70 e início da década de 80. Seu surgimento veio...
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O Processo de Adaptação da Criança na Educação Infantil

No tocante à a daptação no ambiente escolar ,  ela pode ser compreendid a como o esforço que a criança faz para permanecer bem no espaço coletivo (escola), cercada de adultos, crianças e pessoas desconhecidas. A escola se constitui um espaço essencialmente interativo e reconhecidamente relevante para o desenvolvimento interpessoal da criança. ...
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A Atuação do Psicólogo Clínico em Frente às Dificuldades de Aprendizagem

​ Antes de falar de aprendizagem é necessário falar os seus três tipos descritos pela análise do comportamento. Existe a seleção de comportamentos filogenética , ontogenética e cultural . A Filogenia tem a ver com as influências biológicas com as quais o sujeito interage. São comportamentos repassados de geração para geração que tem um valor claro ...
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Estratégias Avaliativas e Interventivas Acerca do Acompanhamento Terapêutico na Escola

Estratégias Avaliativas e Interventivas Acerca do Acompanhamento Terapêutico na Escola
O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho diferenciado em que o terapeuta acompanha o paciente nas mais diversas tarefas e atividades diárias, possibilitando-lhe lidar com as questões conflitantes, tendo como objetivo ajudar as pessoas a lidarem com as dificuldades de relacionamento e convívio social, devido a algum tipo de comprometimento ou algu...
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Aspectos Históricos Referentes à Educação Infantil

Aspectos Históricos Referentes a Educação Infantil
No Brasil o desenvolvimento de creches, escolas maternais e jardins de infância fizeram parte do conjunto de instituições modeladoras  de uma sociedade civilizada, propagadas a partir dos países europeus centrais, durante a Era dos Impérios, na passagem do século XIX ao XX. A concepção do assistencialismo foi o marco que promovia uma pedagogia...
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Habilidades Sociais e Autismo

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O autismo é um transtorno do desenvolvimento que geralmente aparece antes dos três anos de idade e permanece até a vida adulta. As características podem variar de indivíduo para indiví duo e também do que é classificado como o nível do transtorno, classificados de leve a grave . De acordo com o DSM-V lançado em 2013, os critérios diagnósticos refer...
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Breve Histórico Sobre o Acompanhamento Terapêutico

Breve Histórico Sobre o Acompanhamento Terapêutico
Nas décadas de 60 e 70 chamava-se de modificação de comportamento , a produção de conhecimento e desenvolvimento de uma tecnologia comportamental à prestação de serviços, no trato de problemas socialmente relevantes. Essa intervenção consistia na aplicação de técnicas e procedimentos provenientes da análise experimental do comportamento e teorias d...
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Alguns Pressupostos Teóricos e Epistemológicos sobre Comportamento Segundo a Análise do Comportamento

Alguns Pressupostos Teóricos e Epistemológicos sobre Comportamento Segundo a Análise do Comportamento
Dentre as principais abordagens que constituem a Ciência denominada Psicologia encontra-se a Análise do Comportamento que possui suas raízes filosóficas no Behaviorismo Radical, com o trabalho de Skinner na década de 1930 sobre os processos de aprendizagem . (Alencar, 2007; Lattal , 2005). Segundo Sério e Micheletto (2008), uma das características ...
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Princípios de Modificação do Comportamento e Acompanhamento Terapêutico

Princípios de Modificação do Comportamento e Acompanhamento Terapêutico
A modificação do comportamento se fundamenta na teoria de aprendizagem baseada no trabalho de pesquisadores como I. Pavlov e B. F. Skinner. As descobertas destes pesquisadores e os princípios de comportamento resultantes de seus trabalhos dependeram de observação acurada e da mensuração precisa do comportamento (Hall, 1975). Estes princípios envolv...
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O Acompanhamento Terapêutico na Escola

O Acompanhamento Terapêutico na Escola

As atribuições da psicologia no âmbito escolar não se restringem às questões que envolvem a deficiência mental ou qualquer outro tipo de estigma. É um ir além relacionado ao trabalho preventivo e a saúde mental, com a responsabilidade de tornar a escola um espaço não-neurotizante (FONSECA, 1995).

Na escola, as propostas relativas ao papel do Acompanhante Terapêutico e suas implicações devem ser explorado sob um aspecto da análise skinneriana de ensino. Esta se dá através do arranjo planejado de contingências, o planejamento das condições adequadas para aprendizagem sob a forma de contingências de reforçamento positivo, que possibilitem ao aluno uma aprendizagem produtiva e prazerosa, priorizando consequências naturais, sem os inconvenientes das práticas aversivas (Zanotto, 2000).

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