Tempo de leitura: 2 minutos (327 palavras)
Destacado 

O Conceito de Sublimação em Psicanálise

F-G-Adolf-Painting-Horses-Sublimacao

O conceito de Sublimação é considerado crucial para o entendimento da estrutura psicanalítica. É crucial por estar associado com a dinâmica de regulação do ser humano, da lógica de pulsão, dos mecanismos de defesa do Ego e faz parte das mais variadas elaborações conceituais.

Vale lembrar que as raízes e a energia do processo de sublimação são pulsões sexuais advindos das fases pré-genitais (fases oral, anal e fálica). A conclusão desse processo se dá pela não sexualização e adoção de comportamentos valorizados por uma determinada cultura. Dessa forma, pode-se afirmar que o impulso criador do homem advêm da sua sexualidade, a partir de uma leitura psicanalítica.

Então a sublimação acontece como uma forma de transformar e elevar as energias sexuais, convertendo-as numa energia positiva e criadora. Também é uma forma de proteger o Ego das violentas exigências do Id, que busca satisfazer-se imediatamente. Assim, o organismo satisfaz-se de forma a pôr-se menos em risco, de forma mais criativa.

Para ficar mais claro podemos dar um exemplo bem comum nos dias de hoje. Vamos supor que João teve um dia muito estressante no trabalho, em vez de agredir seus parceiros de equipe assim que sai do trabalho vai à academia e desconta sua raiva nos aparelhos. Assim que sai da academia sente-se mais relaxado. A sua raiva foi sublimada de forma criativa nos exercícios que realizou.

Outro exemplo são pessoas que possuem uma extrema necessidade de controle e tem facilidade de assumir cargos de liderança. Assim estará sublimando sua obsessão que poderia afastar as pessoas para ter um alto desempenho no trabalho.

Dessa forma fica claro como funciona a sublimação, existem casos mais complexos em que a pulsão atua. Como em diálogos com o superego, como nas transferências analíticas, uma defesa contra a satisfação direta da pulsão que poderia botar a vida do sujeito em risco, dentre outras narrativas.

Referência:

​ NASIO, J.D. Lições sobre os sete conceitos cruciais em psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

0
O Campo da Psicologia Hospitalar
Introdução Sobre a Influência Social Segundo a Teo...

Textos Relacionados

 

Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito ainda, seja o primeiro!

Deixar seu comentário

  1. Postando o comentário como visitante. Cadastre-se ou faça login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não consegue ver?

Textos de Psicologia em Destaque:

Sugestões de Leitura

Artigos
A Psicologia Positiva veio trazer um novo enfoque para o constructo científico: abordar as potencialidades do ser humano e a partir de quais habilidades esse sujeito entra em equilíbrio. É importante ...
Artigos
Desde a época do império a saúde mental já possuía especial atenção no contexto brasileiro; isto porque, com a chegada da família real ao Brasil, as pessoas portadoras de algum tipo de doença mental q...
Portal Psicologia