Tempo de leitura: 3 minutos (555 palavras)
Destacado 

O Mínimo Que Você Precisa Saber Sobre “Mindset”

mindset-crescimento-superacao-escada O Mínimo Que Você Precisa Saber Sobre Mindset

Mindset  é uma palavra da língua inglesa que significa " modelos mentais ", " mentalidade " ou " atitude mental ". Significa especificamente a forma como seus pensamentos se formam  e se estruturam , se expressando especialmente em suas atitudes. De acordo com Daniel Goleman , autor do best seller  " Inteligência Emocional " , as fontes dos modelos mentais são a maneira pela qual os seres humanos organizam e dão sentido às suas experiências.


De forma simplificada, "mindset" significa a sua forma de perceber o mundo através de pensamentos. Essa forma se baseia em quatro pilares básicos:

Biologia: Interpretação da capacidade de cada sujeito segundo as suas limitações fisiológicas.

Linguagem: Meio pelo qual se estrutura a consciência do ser humano.

Cultura: Os modelos de pensamento também sofrem uma influência do meio onde se está inserido.

Experiência pessoal: diz respeito à raça, sexo, nacionalidade, origem étnica, condição social e econômica, influências familiares, nível de educação, etc.

Assim sendo, o sujeito pauta seus julgamentos na estruturação da sua forma de pensar. Forma-se crenças e as pessoas agem segundo elas, os comportamentos derivados de cada crença podem ser limitantes ou potencializadoras.

Dessa forma, o mindset que adotamos é muito importante para a nossa estruturação como ser humano e para as atividades que devem ser feitas no dia-a-dia. E assim, especialistas classificaram mindset para dois tipos:

Mindset Fixo: Modelo mental que interpreta inteligência ou talentos como características inatas, que permanecem relativamente estáveis ao longo da vida; fora de possibilidade de treino para a sua melhor efetividade. Esse estilo de mindset torna-se limitante por oferecer uma ampla zona de conforto para o sujeito, onde não deve fazer esforço já que não nasceu dotado de dados talentos que são valorizados pela sociedade.

Mindset de Crescimento ou Expandido: Traz à tona uma visão de mundo na qual traços de comportamento valorizados podem ser desenvolvidos mediante o esforço. Esse modelo entende o ser humano está em constante evolução, como potenciais a serem desenvolvidos e autor de sua própria história.

Dessa forma, é possível entender que os nossos principais adversários não estão fora do nosso "Eu", não são um mecanismo a parte. Compõe, assim, uma parte de nós mesmos que pode ser transformada para uma exploração de toda a nossa potencialidade. Quadros clínicos como a ansiedade possuem um mindset dotado de lógica própria que expõe o cliente ao risco eminente o tempo inteiro embora sejam – na realidade compartilham – obstáculos que podem ser vivenciados e superados. O mais importante para se transformar uma forma de pensar é entender a partir de quais eventos ela foi construída, ou seja, para quê ela funciona? Depois disso é entender até que ponto os pensamentos adotados estão de acordo com a realidade. Será que os anseios gerados pela ansiedade estão sendo concretizados, ou apenas existe a fantasia de que o pior vai acontecer? Após esses processos pode-se iniciar a construção de um mindset mais adequado e que abra um leque de possibilidades de ação para o sujeito.

Agora está claro o que é e como o mindset  se encaixa em quadros clínicos? Esse tema será explorado  em novos textos do nosso Portal. Por isso fique atento, se cadastre para receber as atualizações do Portal Psicologia e não perca os próximos textos

Para saber mais sobre mindset recomendamos o livro: Mindset: A nova psicologia do Sucesso

Referências​: 

DWECK, C. S.. (2008) Mindset the new psychology  of  success.  New York : Ballantine Books,

MACNAMARA , Brooke & S. Rupani , Natasha. (2017). The relationship  between  intelligence  and  mindset . Intelligence . 64. 52-59. 10.1016/j.intell.2017.07.003. 

4
Estudo Descobre que “Sexting” Não Está Associado a...
Estratégias Avaliativas e Interventivas Acerca do ...

Textos Relacionados

 

Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito ainda, seja o primeiro!

Deixar seu comentário

  1. Postando o comentário como visitante. Cadastre-se ou faça login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não consegue ver?

Relacionados

Fique por Dentro

Junte-se aos leitores inteligentes que recebem nossas novidades direto no e-mail:

Textos de Psicologia em Destaque:

Portal Psicologia