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7 Dicas Para Você Lidar Com a Procrastinação

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A Procrastinação é muito comentada nos dias de hoje e refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012). 

Trata-se de um comportamento comum e prevalente que pode gerar prejuízos significativos na qualidade de vida das pessoas. Ou seja, o sujeito prioriza umas tarefas em detrimento de outra, até que ela se torne muito emergente para que possa ser preterida. Acontece muito em trabalhos acadêmicos complexos, por exemplo, que envolvem uma série de tarefas, iniciar a aquisição de um hábito, dentre outros contextos. 

É muito complicado enfrentar a procrastinação, porém existem algumas dicas que podem facilitar esse processo:

1. Divida sua tarefa em pequenos objetivos

Cientificamente o seu cérebro capta serotonina sempre que cumpre um novo objetivo, assim você se sentirá mais motivado caso cumpra várias pequenas tarefas em vez de apenas uma única grande tarefa. É uma ótima forma de continuar engajado na execução sem pensar em desistir.

2. Deixe na sua frente apenas o que você vai usar agora

Deixe ao alcance de sua visão apenas o material que você vai utilizar para executar a sua tarefa. Evite principalmente estímulos como o celular. Existem pesquisas que mostram que apenas a presença do aparelho celular já é o suficiente para distraí-lo, sem ser preciso estímulos sonoros, visuais e táteis – como as vibrações -. Então evite levar outros livros além do que você vai usar, outras folhas e materiais.

3. Deixe à sua frente a "prova" de sua vitória

O material que você já estudou pode ficar em seu local de estudo em sua frente para evidenciar que assim como você já o venceu pode vencer também o material que está estudando agora. Então sempre que terminar de executar uma tarefa tente assinalar com uma cor visível – recomendo a cor amarela – de forma que se lembre que já cumpriu aquela tarefa e que já está mais próximo do objetivo final.

4. Intercale com algumas atividades prazeirosas

Dê uma pausa para respirar um pouco, fazer um lanche, uma caminhada rápida. Apenas evite aparelhos eletrônicos e outras atividades que possam lhe tomar muito tempo para que não tenha estímulos que impeçam o retorno à execução de suas tarefas. Passe no máximo 15 minutos nesses intervalos.

Dica: Quando retornar faça um resumo do que já estudou.

5. Proponha desafios para si mesmo

Faça um questionário para você mesmo e responda sem consultar o material ou redija um resumo sem o auxílio do texto. Assim você se sentirá desafiado e poderá se autoavaliar sobre o conteúdo que está sendo estudado.

6. Quando encontrar alguma dificuldade faça uma pausa

Quando encontrar alguma dificuldade não fique se martirizando, dê uma pausa para relaxar um pouco e depois volte para tentar solucionar a questão novamente. Assim você reduzirá o seu estresse e terá mais chances de ter êxito.

7. Antes de terminar a tarefa ou entrega-la verifique se realmente aprendeu ou se ainda falta algum elemento

Sempre revise o que está sendo estudado ou o material que está sendo confeccionado antes de entregar, veja se tem alguma possibilidade de complementação. Se possível, faça um quadro com o que não sabia antes e que agora sabe. 

Agora você tem algumas dicas para não procrastinar, que tal botar em prática?

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