Loading...

Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

Voyeurs

o voyeurismo é uma parafilia caracterizada pela satisfação sexual mediante a observação recorrente de atos sexuais ou dos órgãos sexuais de outros.

Visão Organizacional

É um destino específico, uma imagem, descrita claramente,  de um futuro desejado pela empresa. Deve refletir sobre onde a organização quer chegar. É assim de longo prazo, inspiradora e impulsionadora. Ela esta alinhada aos valores centrais da organização, por isso o seu processo de concepção é bastante particular e deve ser revista periodicamente. Ex.: “Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher”.

Violência Doméstica

é um tipo de violência praticada no âmbito familiar por meio de atos, ações ou omissões de pais e/ou responsáveis especialmente contra crianças e adolescentes. As principais formas de expressão desse tipo de violência são o abuso físico, abuso sexual, abuso psicológico e negligência, que constitui a omissão dos pais ou responsáveis pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para o seu desenvolvimento.

Valores Organizacionais

São crenças que orientam o comportamento organizacional e constituem metas motivacionais (MIGUEL e TEIXEIRA, 2009). São linhas de conduta que devem resistir ao tempo e devem ser coerentes com a identidade da empresa. Tem a função de integrar internamente a organização para que possa ocorrer a adaptação ao ambiente externo (MEGLINO e RAVLIN, 1998). Compreendem tanto valores da empresa como os valores dos funcionários, por exemplo, de um departamento. Ex.: “Integridade, respeito, trabalho em equipe e profissionalismo”. 

Tríplice Contingência

Expressa as relações entre o organismo e seu ambiente: a ocasião, a resposta e suas consequências (estímulos antecedentes, resposta, estímulos consequentes).

 

Sinônimos - Contingência Tríplice

Transtornos do Pensamento

refere-se a uma doença no conteúdo, assim como na forma dos pensamentos do indivíduo. Os transtornos do conteúdo do pensamento são os delírios. Os transtornos na forma de pensamento podem ser subdivididos em duas categorias: perturbação intrínseca do pensamento e, transtorno na forma em que os pensamentos são expressos na linguagem e na fala. 

Transtorno de Identidade Dissociativa

são indivíduos que podem assumir diversas identidades, todas coexistindo. Em alguns casos, as identidades são completas, cada uma com seu próprio comportamento, tom de voz e gestos. Em muitos outros, porém, somente algumas características são distintas, porque as identidades são independentes apenas parcialmente.

Transferência

É um processo pelo qual o indivíduo recapitula em suas relações atuais, especialmente com seu psicanalista, as relações que teve com seus genitores na infância. A transferência se dá geralmente com pessoas que representam alguma autoridade significativa como no relacionamento professor-aluno, médico-paciente, patrão-empregado, etc...

Tirania dos Deveres

Na teoria de Karen Horney representa a tentativa da pessoa neurótica de tornar real uma imagem inatingível e idealizada de self, negando o self verdadeiro e adotando comportamentos com base naquilo que acredita que é ou que deveria fazer. A tirania dos desejos é consequência da tentativa da pessoa neurótica de corresponder a sua autoimagem idealizada

Teste Objetivo

é um teste de personalidade em que são feitas perguntas estruturadas ao indivíduo e espera-se que ele responda de uma maneira direta e objetiva, como em uma escala de pontuação ou em um formato verdadeiro/falso.

Terapia Racional-Emotiva

Terapia Racional-Emotiva (TER) é um sistema abrangente de mudança de personalidade com base na alteração de crenças irracionais que geram reações emocionais indesejáveis e altamente carregadas, como a ansiedade profunda.

 

Terapia da Implosão

Técnica terapêutica comportamental que expõe o cliente a um estímulo gerador de ansiedade, por meio de sua própria imaginação, numa tentativa de extinguir a ansiedade associada àquele estimulo.

Terapia da Aversão

tipo de terapia comportamental utilizada para tratar indivíduos atraídos por estímulos prejudiciais; um estímulo atrativo é associado a um estímulo pernicioso para desencadear uma reação negativa ao estímulo-alvo.

Teoria Z

É uma filosofia de administração proposta por William Ouchi, predominante emempresas japonesas e norte-americanas, concentrando-se nos aspectos comportamentais e organizacionais da organização. Segundo essa teoria, as empresas devem seguir os seguintes pressupostos: relação empregatícia permanente, avaliação e promoção permanente, carreiras não especializadas, mecanismos de controle implícitos, tomada coletiva de decisão, responsabilidade coletiva e preocupação pelo conjunto (MACHLINE, 1983).

Teoria Y

É uma teoria desenvolvida por Douglas MacGregor que, diferente da Teoria X, tem um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano no trabalho.

Sugestões de Leitura

Curiosidades
A ansiedade, hoje é conhecida por afetar milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por preocupação excessiva diante de situações consideradas preocupantes ou estressantes e até mesmo a formu...
Artigos
Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa "modelos mentais", "mentalidade" ou "atitude mental". Significa especificamente a forma como seus pensamentos se formam e se estruturam,...
Portal Psicologia