Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

Ab-reação

É um processo que, segundo Josef Breuer e Sigmund Freud em 1895, que quando se é liberado o afeto ligado à uma lembrança de um trauma, anula seus efeitos patogênicos.

Abordagem Centrada na Pessoa

A teoria psicoterápica de Carl Rogers enfatiza o relacionamento terapêutico em si mesmo como uma experiência de crescimento. A terapia atende a uma pessoa ao revelar seu próprio dilema com um mínimo de intrusão por parte do terapeuta. A terapia é apontada com dirigida pelo cliente ou centrada no cliente, uma vez que é ele quem assume toda direção que for necessária.

Abulia

caracterizada pela ausência da capacidade de volição. É um sintoma frequente nas depressões, nas inibições, nas esquizofrenias, nas toxicomanias, e em alguns casos de traumatismo craniano. A abulia pode aparecer, durante curtos períodos de tempo, em indivíduos que não apresentam transtorno mental, mas que estão em estados de fadiga ou em consequência de trauma emocional intenso.

Abuso Sexual

Se caracteriza por contatos ou interações sexuais entre menino ou menina e pessoa com mais idade, como adolescentes ou adultos. A criança é utilizada como objeto de prazer para outra pessoa satisfazer suas necessidades sexuais, tais contatos podem ocorrer mediante força, promessas, coação, ameaças, manipulação emocional, enganos ou pressão.

Acomodação

Segundo a terminologia de Piaget, refere-se às mudanças na estrutura mental antiga (esquemas) de um sujeito, a fim de incluir novas informações. Significa o momento que marca a interação do sujeito com o objeto, na medida em que ocorre a ação dos objetos sobre o sujeito, impondo-lhe modificações necessárias para a interação, já que os esquemas mais mentais antigos não são suficientes para abarcar as novas exigências do meio (MATOS,2008).

Acomodação Razoável

Se refere às adaptações necessárias e adequadas que uma organização deve fazer, em relação a trabalhadores com alguma deficiência física e que não acarreta em ônus desproporcional ou indevido. São acomodações e alterações que tem como objetivo ajudar esse funcionário a desempenhar de forma eficiente sua função, assegurando que pessoas com deficiência possam desfrutar da igualdade de acesso a recursos e oportunidades, respeitando os direitos humanos e a liberdade fundamental (NAÇÕES UNIDAS, 2006a). Exemplos disso são rampas e elevadores para cadeirantes.

Adaptação

Piaget utiliza esse termo para designar o processo de interação entre o organismo e o meio, acarretando em modificações naquele (MATOS, 2008). Representa como a criança lida com novas informações que vão de encontro com o que ela já havia esquematizado. Possui duas etapas: acomodação e assimilação, e se caracteriza pela equilibração entre essas duas etapas, garantindo a majorância, ou seja, o aumento da capacidade do organismo de enfrentar o meio, possibilitando o crescimento cognitivo (LIMA, 1984). 

Adicção

Condição no qual o corpo exige uma droga para funcionar sem reações físicas e psicológicas à sua ausência; muitas vezes é resultado da tolerância ou dependência.

Agente de Mudanças

É o catalisador das mudanças favorecidas pelo Desenvolvimento Organizacional. É ele quem media/guia/orienta as condições para melhorar o funcionamento de uma Organização. Esse agente pode ser interno, ou seja, da própria empresa, ou pode ser externo, um consultor.

Agressão Impulsiva

é um subtipo de agressão impulsionada por emoções, gerada em reação à situações no “calor da hora” em que o indivíduo não consegue manter o controle a age de forma indesejada.

Agressão Instrumental

agressão de base cognitiva e voltada a objetivos, desenvolvida a partir da reflexão premeditada para atingir fins específicos.

Alcoolismo

 

é uma doença primária, crônica, com fatores genéticos, psicossociais e ambientais que influenciam seu desenvolvimento e manifestações. A dependência do álcool é definida pelo DSM-IV como a repetição de problemas decorrentes do uso de álcool, em, pelo menos, 3 das sete áreas de funcionamento, ocorrendo conjuntamente, em um período mínimo de 12 meses.

Altruísmo

São comportamentos aparentemente generosos e  pró-sociais que uma pessoa tem sem levar em consideração sua segurança e seus interesses pessoais, geralmente com algum custo para o indivíduo. O altruísmo representa uma necessidade do indivíduo de ajudar os demais sem objetivar recompensas ou retribuições.

Altruísmo Recíproco

Ideia de que as pessoas têm comportamentos altruístas porque esperam que outras façam o mesmo por elas. Também uma forma de comportamento de ajuda onde um sujeito que ajudou outro recebe ajuda posteriormente daquele.

Alucinógeno

 

Designação dada a diversas drogas que possuem a propriedade de provocar uma série de distorções do funcionamento normal do cérebro, que trazem como consequência uma variada gama de alterações psíquicas, entre as quais alucinações e delírios, sem que haja uma estimulação ou depressão da atividade cerebral.

Sinônimos - Alucinógenos

Procurar no Dicionário:

Buscar termos do glossário (expressão regular permitida)
Portal Psicologia