Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

B. F. Skinner

Burrhus Frederic Skinner nasceu em Susquehanna, Pensilvânia, em 20 de março de 1904. Sua primeira formação acadêmica foi em inglês, e aspirava ser escritor, mas essa tentativa foi breve. Ao entrar em contato com os trabalhos dos pesquisadores John Watson (1878 - 1958) e Ivan Pavlov (1849 - 1936), começou a se interessar por essa área, e ingressou na Universidade de Harvard, onde posteriormente recebeu seu PhD em psicologia.

Sinônimos - Burrhus Frederic Skinner

Behaviorismo Radical

Filosofia da ciência do comportamento que tem como objetivo o estudo de todos os comportamentos. Questiona a natureza daquilo que é sentido ou observado, mas leva em conta a possibilidade da auto-observação ou do autoconhecimento.

Biofeedback

técnica auto-reguladora pela qual um indivíduo adquire controle voluntário dos processos biológicos não-conscientes.

Bloqueio de Contato

Os bloqueios de contato são defesas do organismo para lidar com o sofrimento causado pelo campo em que este coexiste. Tais bloqueios são necessários para o desenvolvimento da personalidade e para a sobrevivência do sujeito, porém podem tornar-se patológicos quando dificultam o reconhecimento das necessidades do indivíduo no Aqui-Agora.

Burnout

pode ser definido uma resposta prolongada no tempo a estressores interpessoais crônicos no trabalho, composta por três dimensões chave: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal.

Burocracia

É um termo que foi desenvolvido inicialmente por Max Weber no final do século XIX. A teoria descreve as estruturas de autoridade e um tipo ideal de organização, que chamou de burocracia, composto por hierarquias claramente definidas, regulamentos e regras bem detalhados e relacionamentos impessoais (PASSETO e MESADRI, 2012). As três principais características apresentadas por Weber que definem a burocracia são: caráter legal das normas e regulamentos, caráter formal das comunicações, caráter racional e divisão de trabalho (CHIAVENATO, 2001). 

Procurar no Dicionário:

Buscar termos do glossário (expressão regular permitida)
Portal Psicologia