Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

Família Consanguínea

intercasamento de irmãos e irmãs carnais e colaterais no interior de um grupo.

Feedback de 360 Graus

Modelo de avaliação que visa obter o máximo de informações sobre os funcionários a partir do aumento do número de avaliadores (SILVA, 2001). Consiste na avaliação do desempenho sob várias dimensões do trabalho desenvolvido. É uma avaliação feita por colegas, subordinados, supervisores, bem como pela própria pessoa avaliada, e não somente por um superior, sendo mais rica e fidedigna na medida em que diminui a possibilidade de distorção nos resultados, tornando mais preciso o diagnóstico de competências (BRANDÃO, 2008).

Filogênese

Consiste na história evolutiva das características genéticas que participarão da multideterminação do comportamento do organismo.

Frangofilia

caracterizado por um impulso patológico para rasgar e destruir roupas, travesseiros, colchões, móveis, etc. Pode ocorrer no transtorno afetivo bipolar, na catatonia, em demências, em estados senis ou pré-senis.

Função Essencial

Refere-se à habilidades essenciais para o desempenho de uma determinada função. Por exemplo, saber digitar é função essencial de uma secretária. Já levantar objetos pesados não é uma função essencial para uma secretária.

Função Semiótica

Para Piaget, a função semiótica surge no período pré-operatório e consiste na capacidade do indivíduo de representar simbolicamente objetos, eventos, esquemas, ações etc. É a capacidade do indivíduo de utilizar um símbolo ou sinal para representar outra coisa, bem como a capacidade de diferenciar o significante do significado (PIAGET, 1966, 1971).

Portal Psicologia