Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

Habituação

Na Análise do Comportamento, a habituação do reflexo diz respeito à diminuição da Magnitude da Resposta frente a um estímulo exposto ao organismo por tempo prolongado.

Hierarquia de Necessidades

Se refere ao nível de preferência de necessidades de um indivíduo. Ao nascer, o bebê tem necessidades de alimentação, sono e carinho materno. Em sua hierarquia, essas necessidades estão em primeiro lugar. Cada vez que as necessidades no topo da hierarquia vão sendo satisfeitas, as que se encontravam logo abaixo se tornam primeiras. Portanto, está sempre em mudança.

Hiperbulia

caracterizada pelo aumento ou exacerbação da energia volitiva. Geralmente não está ligada a patologia, representa uma característica ou estado positivo, ligado a motivação, busca por propósitos e eficácia nas ações.

Hipersinesia

Atividade muscular excessiva, geralmente ocorrendo agitação despropositada, caótica, desorganizada e independente dos estímulos externos.

Sinônimos - Hipercinese

Hipobulia

caracterizada por significativa diminuição da volição. É um sintoma frequente nas depressões, nas inibições, nas esquizofrenias, nas toxicomanias, e em alguns casos de traumatismo craniano. A abulia pode aparecer, durante curtos períodos de tempo, em indivíduos que não apresentam transtorno mental, mas que estão em estados de fadiga ou em consequência de trauma emocional intenso. Veja também abulia e hiperbulia.

Hipocinesia

desaceleração ou inibição da atividade mental e física, caracterizada por fala lenta com longas pausas, lentidão no pensamento, e movimentos corporais lentos. É comum na depressão.

Sinônimos - Retardo Psicomotor

Homeostase

 

É o processo pelo qual o organismo mantém seu equilíbrio. Para a Gestalt, enquanto as necessidades de um indivíduo são muitas e não realizadas, elas perturbam o equilíbrio deste e o processo de homeostase perdura. Quando realizadas nossas necessidades, a homeostase se estabelece.

O conceito de homeostase está bastante relacionado ao de figura e fundo. Este é um processo dinâmico. Na subjetividade da percepção, para o indivíduo, a figura sugere algo que está em evidência na hierarquia de necessidades, ou seja, é a necessidade dominante do sujeito. Quando satisfeita, se torna fundo, para posteriormente surgir uma nova figura (PERLS, 1981).

Portal Psicologia