Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

Idade Mental

na avaliação de inteligência de Binet, refere-se ao nível intelectual médio correspondente a uma determinada idade.

Identidade

é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vivências. A identidade é a síntese pessoal sobre si mesmo, incluindo dados pessoais (cor, sexo, idade), biografia (trajetória pessoal), atributos que os outros lhe conferem, permitindo uma representação a respeito de si mesmo

Incongruência

se caracteriza quando ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta. É definida não só como inabilidade de perceber com precisão, mas também como inabilidade ou incapacidade de comunicação precisa. A incongruência pode ser sentida como tensão, ansiedade ou em circunstâncias mais extremas, como confusão interna.

Inconsciente

O inconsciente freudiano pode ser visto e entendido sob cinco aspectos: o inconsciente descritivo que envolve as manifestações observáveis deste seja através dos atos falhos, esquecimentos, sonhos, etc...; sob um ponto de vista sistemático aborda-se a estrutura de rede de representações; do ponto de vista dinâmico, as noções de pulsão e recalcamento são importantes, os produtos são os sintomas neuróticos; do ponto de vista econômico os representantes da pulsão são as fantasias, ou comportamentos afetivos e escolhas ligadas a ela; do ponto de vista ético, o inconsciente é o desejo.

 

Insônia

Incapacidade crônica de dormir normalmente; entre os sintomas, estão a dificuldade de pegar no sono, acordar frequente, incapacidade de voltar a dormir, despertar cedo da manhã.

Insônia Primária

é uma dificuldade para iniciar ou manter o sono; sono que não é restaurador (a pessoa não se sente descansada nem mesmo após a quantidade normal de sono).

Instintos

São pressões que dirigem um organismo para fins particulares a partir de forças biológicas que liberam energia mental. Quando Freud usa o termo, ele não se refere aos complexos padrões de comportamento herdados dos animais inferiores, mas seus equivalentes nas pessoas. Os instintos são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação. É considerado como uma espécie de elasticidade das coisas vivas, um impulso no sentido da restauração (de uma situação) que outrora existiu, mas que foi conduzida a um fim por alguma perturbação externa.

O termo atualizado utilizado atualmente é Pulsão. 

Inteligência Cristalizada

é uma faceta da inteligência relacionada ao conhecimento que uma pessoa já adquiriu e à capacidade de acessar tal conhecimento; é medida por testes de vocabulário, aritmética e informações gerais.

Inteligência Emocional

É um tipo de inteligência definido como a capacidade de perceber, avaliar e expressar emoções de forma precisa e adequada, de usar emoções para facilitar o pensamento, de compreender e analisar as emoções, de utilizar o conhecimento emocional de forma eficaz e de regular suas emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.

Intenção Paradoxal

essa técnica envolve instruir os indivíduos a adotar um comportamento oposto ao resultado desejado. Pedir às pessoas que dormem mal para se deitar na cama e tentar ficar acordadas pelo maior tempo possível que conseguirem é um meio para aliviar o desconforto dos esforços relacionados à ansiedade para tentar dormir.

Intencionalidade da Consciência

A consciência não é um depósito, passivo de acúmulos, mas sim ativa, que dá sentido às coisas e sempre visa algo. O indivíduo toma consciência de suas vivências e posteriormente passa à ação, pois todo ato psíquico é intenção. Ou seja, a intencionalidade da consciência implica em um passar à ação após a conscientização.

Intensidade do Estímulo

Na Análise do Comportamento, é a quantidade (ou a força) de um determinado estímulo. Quanto maior a intensidade do estímulo, maior será a magnitude da resposta.

Internalização

Segundo Vigotsky, é um processo por meio do qual as crianças absorvem um determinado conhecimento de seu contexto social.

Interpretação

Termo utilizado para explicar a maneira como a psicanálise pode dar uma significação ao conteúdo latente do sonho e por extensão qualquer intervenção analítica que vise a fazer um sujeito compreender a significação inconsciente dos seus atos ou de seu discurso, que estes se manifestem através de um dito, um lapso, um sonho, um ato falho, de uma resistência, da transferência, etc...

 

Interpretação dos Sonhos

Para Freud a interpretação dos sonhos é a via real de conhecimentos da atividade inconsciente da mente e para o estudo das neuroses (Freud, 2006). Assim é na prática clínica que através de relato de fantasias infantis de pacientes e sua articulação do desejo que se desenvolve a teoria psicanalítica, sendo o sono e o sonho o momento onde os neuróticos e os normais se assemelham. Daí surge duas afirmações: 1) o sonho não é um absurdo, ele tem sentido e 2) o sonho encerra a realização de um desejo (Garcia-Roza, 2002).

 

Sinônimos - Interpretação de Sonhos
Portal Psicologia