Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

Macrocontigência

Refere-se a contingências não entrelaçadas que são reforçadas individualmente, no entanto, acabam produzindo uma consequência cultural a longo prazo. 

Magnitude da Resposta

Na Análise do Comportamento, é a força apresentada por uma determinada resposta.

Mapa Cognitivo

Representação mental do espaço físico.

Meio Comportamental

é o meio físico resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).

Memória Ecóica

é um tipo de memória sensorial que permite que a informação auditiva seja armazenada por pouco tempo.

Memória Explícita

Tipo de memória consciente, que pode ser dividida em genérica, envolvendo os conhecimentos de fatos ou idéias; ou episódica, envolvendo memórias de incidentes autobiográficos específicos.

Memória Implícita

tipo de memória inconsciente que envolve o comportamento observável do qual o indivíduo não é consciente, como a memória procedural - aquela que envolve o conhecimento de habilidades, como tocar violão, ter noção do procedimento padrão de como se relacionar socialmente com os outros; A memória associativa também é um tipo de memória inconsciente implícita e se refere à conexões entre palavras, sentimentos, idéias, pessoas, eventos ou fatos.

Memória Processual

é um tipo de memória de longo prazo que armazena o modo como as coisas são feitas; refere-se à forma como habilidades perceptivas, cognitivas e motoras são adquiridas, mantidas e utilizadas.

Metacontingência

Refere-se ao comportamento do grupo e a contingências operantes entrelaçadas (CCEs) tendo um produto agregado e consequências funcionais que são baseadas na natureza desse produto e descrevem relações funcionais a nível cultural. 

Metamemória

conhecimento explícito ou implícito sobre a capacidade e as estratégias efetivas de memória; cognição sobre a memória.

Metamotivação

refere-se ao comportamento inspirado por valores e necessidades de crescimento. Segundo Maslow, esse tipo de motivação é mais comum entre pessoas auto-atualizadoras, que estão, por definição, já gratificadas em suas necessidades inferiores. A metamotivação frequentemente toma a forma de devoção de ideais ou metas. Maslow salienta que as metanecessidades estão também num contínuo em relação às necessidades básicas e que a frustração dessas necessidades ocasiona metapatologia.

Metaqueixas

Referem-se a frustrações de metanecessidades, tais como perfeição, justiça, beleza e verdade.

Sinônimos - Metaqueixa

Missão Organizacional

Deve traduzir uma necessidade permanente da empresa. É a razão de existência da organização. Ela deve responder às perguntas sobre o que a organização faz, porque faz, como faz e para quem faz. Integra a variedade de papéis que um sistema (organização) desempenha, abrangendo elementos importantes para que garanta a coesão, possibilitando a concretização de um planejamento integrado (ACKOFF, 1981). Deve abranger o propósito básico da organização e os valores que a organização pretende agregar a elementos que com ela interagem. Ex.:“Produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir”.

Modelagem

Processo em que respostas passam por um reforçamento diferencial, de acordo com critérios graduais, até que se atinja o objetivo desse procedimento. Há, então, uma aprendizagem de novos comportamentos através de um processo diferenciado de reforçamento das respostas emitidas pelo sujeito. A modelagem refere-se a construção de objetivos para a chegada a um comportamento- alvo, na qual, são elaboradas etapas de reforçamento de comportamentos que aos poucos se aproximam do comportamento alvo.

Modelo Topográfico

Modelo de funcionamento psíquico proposto por Freud, composto pelos sistemas mentais inconsciente, pré-consciente e consciente da mente. Também conhecido como primeira tópica.

Procurar no Dicionário:

Buscar termos do glossário (expressão regular permitida)
Portal Psicologia