Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

Necessidade de Segurança

Na teoria de Karen Danielsen Horney a infância é dominada por uma necessidade em grau mais elevado de segurança e liberação do medo. A sensação de segurança sentida pela criança é crucial para o seu desenvolvimento psíquico saudável e construção da sua personalidade. A segurança depende de como os pais a tratam, e pode ser enfraquecida pela falta de carinho e afeto.

Necessidade Dominante

É um objeto de desejo de um indivíduo que se encontra no topo da sua hierarquia de necessidades. Quando satisfeita, a Gestalt se fecha. Quando não satisfeita, se torna uma Gestalt Inacabada.

Necessidades Neuróticas

Conceito utilizado por Karen Horney para definir defesas irracionais contra a ansiedade que se tornam parte permanente da personalidade da pessoa e que afetam o comportamento. Ela descreveu dez desses mecanismos de autoproteção:

Neurociência

Estudo científico do sistema nervoso e suas aplicações na psicologia e psiquiatria.

Neuropsicologia

Ramo da psicologia que combina neurociência e psicologia. Pode ser aplicada em questões que compreendem a avaliação e reabilitação neuropsicológica, essencial em casos de lesão neuropsicológica que resulta em diversos prejuízos que comprometem as capacidades da pessoa de funcionar bem.

Neurose Gestáltica

Para a Gestalt a neurose se caracteriza como a perda ou não desenvolvimento da habilidade de organizar os comportamentos em uma hierarquia de necessidades. O neurótico é o indivíduo que é incapaz de manipular seu meio a fim de atingir a satisfação de suas necessidades e se comporta de modo desorganizado e ineficaz, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo.

Ninfomania

termo utilizado para definir o desejo incontrolável por estimulação e gratificação sexual em mulheres. 

Portal Psicologia