Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

Raciocínio Dedutivo

Característica do estágio operatório formal de desenvolvimento de Piaget, refere-se ao raciocínio que envolve a retirada de conclusões particulares a partir de premissas gerais. Tem como base a lógica formal e é essencial para a tomada de decisão (EYSENCK e KEANE, 2017).

Raciocínio Indutivo

Característica do estágio operatório formal de desenvolvimento de Piaget, refere-se ao raciocínio que envolve a tirada de conclusão geral a partir de premissas referentes a episódios particulares (EYSENCK e KEANE, 2017).

Raciocínio Silogístico

Característica do estágio operatório concreto de desenvolvimento, ocorre quando uma conclusão lógica é formada a partir de duas premissas (SADOCK e SADOCK, 2017). Por exemplo: “Todos os macacos são mamíferos” (Premissa 1), “Todos os mamíferos possuem pelos” (Premissa 2), “Logo, todos os macacos possuem pelos” (Conclusão).

Reação Circular

Termo usado por Piaget para designar característica do período sensório-motor do desenvolvimento em que a criança repete uma ação várias vezes, depois de executar por acaso uma ação que provoca uma satisfação. É dividida em: reação circular primária, no qual a criança entre 2 a 5 meses coordena atividades do próprio corpo e com os cinco sentidos, como chupar o dedo. A reação circular secundária, referente ao período de 5 a 9 meses, quando a criança passa a apresentar comportamentos propositais. Por fim, a reação circular terciária, referente a crianças entre 12 a 18 meses, é marcada pelo aparecimento de comportamentos novos e pela busca por novas experiências (SADOCK e SADOCK, 2017).

Recuperação Espontânea

É a volta de uma determinada resposta, após o processo de extinção respondente, sem que existam novos emparelhamentos.

Redução de Danos

é um conjunto de medidas individuais e coletivas, sanitárias ou sociais cujo objetivo é diminuir os malefícios ligados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Constitui-se como uma estratégia de abordagem dos problemas com drogas que não parte do princípio que deve haver imediata e obrigatória extinção do uso de drogas, seja no âmbito da sociedade, seja no caso de cada indivíduo, mas que formula práticas que diminuem os danos para aqueles que usam drogas e para os grupos sociais com que convivem.

Reflexo

Refere-se a respostas automáticas, não aprendidas, relativamente fixas a estímulos que não requerem necessariamente uma aprendizagem. É uma relação entre um estímulo específico e uma resposta específica, um tipo de interação entre um organismo e seu ambiente, em que o estímulo elicia a resposta. São respostas referentes a comportamentos de base filogenética.

Reflexo Condicionado

É uma relação entre um estímulo condicionado e uma resposta condicionada. No geral, o reflexo condicionado refere-se à um comportamento respondente que envolve uma aprendizagem mediante o emparelhamento de um Estímulo Indiferente (neutro) + Estímulo Incondicionado, estes serão responsáveis por eliciar uma resposta incondicionada que mediante aprendizagem o estímulo neutro torna-se um estímulo condicionado que eliciará uma resposta condicionada. 

 

Reflexo Incondicionado

São alterações no ambiente que produzem uma alteração no organismo, que dependem das características e funções herdadas biologicamente pelas espécies, sendo então cruciais para a sobrevivência.

 

 

 

Sinônimos - Reflexo Inato

Reforço

Na Análise do Comportamento, é um tipo de consequência que altera a probabilidade do comportamento acontecer. É diferente de recompensa, pois esta é uma premiação frente a determinado comportamento, podendo ou não funcionar como um Estímulo Reforçador.

Reforço Arbitrário

Tipo de reforço que possui uma relação arbitrária com as respostas que o produzem, ou seja, a resposta naturalmente não produziria aquela consequência.

Sinônimos - Reforço Extrínseco

Reforço Generalizado

É um estímulo reforçador que pode ser associado a outros reforços. É um reforço secundário que se relaciona com vários reforçadores primários e secundários. Por exemplo: receber dinheiro está associado a outros reforços, como prestígio e patrimônio.

Reforço Natural

Refere-se àquele reforço que possui uma relação direta, natural, com as respostas que o produzem. 

Sinônimos - Reforço Intrínseco

Reforço Negativo

De acordo com a Análise do Comportamento, esse tipo de reforço acontece quando há retirada de um estímulo (aversivo) consequente e assim haja um aumento da freqüência de uma resposta (resposta essa, responsável por o eliminar). Assim, retirando-se o Estímulo Aversivo, a resposta anterior tende a ter a freqüência aumentada.

Reforço Positivo

Tipo de reforço em que o estímulo consequente aumenta a frequência de uma resposta que o elicia.

Procurar no Dicionário:

Buscar termos do glossário (expressão regular permitida)
Portal Psicologia