Dicionário Psi

Aqui você encontra as definições dos termos mais comumente usados em Psicologia.

Valores Organizacionais

São crenças que orientam o comportamento organizacional e constituem metas motivacionais (MIGUEL e TEIXEIRA, 2009). São linhas de conduta que devem resistir ao tempo e devem ser coerentes com a identidade da empresa. Tem a função de integrar internamente a organização para que possa ocorrer a adaptação ao ambiente externo (MEGLINO e RAVLIN, 1998). Compreendem tanto valores da empresa como os valores dos funcionários, por exemplo, de um departamento. Ex.: “Integridade, respeito, trabalho em equipe e profissionalismo”. 

Violência Doméstica

é um tipo de violência praticada no âmbito familiar por meio de atos, ações ou omissões de pais e/ou responsáveis especialmente contra crianças e adolescentes. As principais formas de expressão desse tipo de violência são o abuso físico, abuso sexual, abuso psicológico e negligência, que constitui a omissão dos pais ou responsáveis pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para o seu desenvolvimento.

Visão Organizacional

É um destino específico, uma imagem, descrita claramente,  de um futuro desejado pela empresa. Deve refletir sobre onde a organização quer chegar. É assim de longo prazo, inspiradora e impulsionadora. Ela esta alinhada aos valores centrais da organização, por isso o seu processo de concepção é bastante particular e deve ser revista periodicamente. Ex.: “Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher”.

Voyeurs

o voyeurismo é uma parafilia caracterizada pela satisfação sexual mediante a observação recorrente de atos sexuais ou dos órgãos sexuais de outros.

Portal Psicologia