Jean Piaget

Jean Piaget

Jean William Fritz Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896, e morreu em 16 de setembro de 1980 em Genebra. É considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, por conta de sua enorme contribuição à epistemologia e psicologia do desenvolvimento, em que defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética.

 

Piaget possui uma visão organísmica e construtivista, considerando as crianças seres ativos em seu desenvolvimento, cujo desenvolvimento cognitivo é resultado dos esforços das crianças para compreender e atuar sobre seu mundo.

Para ele, o desenvolvimento humano ocorre em estágios evolutivos qualitativamente diferentes: estágio sensório-motor, estágio pré-operatório, estágio de operações concretas e estágio de operações formais, que obedecem, de modo geral, aos princípios relacionados de organização, adaptação e equilibração.

O modelo piagetiano é reconhecido pelo rigor científico, amplitude e consistência, e trouxe contribuições valiosas, principalmente, ao campo da Educação, ao lidar com perspectivas práticas de atuação junto ao desenvolvimento humano.

Portal Psicologia