Loading...
Tempo de leitura: 3 minutos (564 palavras)

Estudo Encontra Relação Entre Alimentação e Depressão

comida-saudavel

Em um experimento incomum, pesquisadores da Universidade James Cook, na Austrália, descobriram que, entre as pessoas que vivem nas Ilhas do Estreito de Torres, a quantidade de peixes e alimentos processados ​​ingeridos está relacionada à depressão.

Uma equipe de pesquisa da JCU, liderada pelos professores Zoltan Sarnyai e Robyn McDermott, analisou a ligação entre depressão e dieta em uma ilha do Estreito de Torres, onde o fast food está disponível, e em uma ilha mais isolada, que não possui lanchonetes de fast food. A metodologia consistiu na entrevista de 100 pessoas em ambas as ilhas.

"Perguntamos a eles sobre sua dieta, analisamos seus níveis de depressão e coletamos amostras de sangue. Como seria de esperar, as pessoas na ilha mais isolada, sem lanches, relataram consumo significativamente maior de frutos do mar e menor consumo de alimentos com as pessoas na outra ilha ", disse o pesquisador.

Os pesquisadores identificaram dezenove pessoas com sintomas depressivos moderados a graves: dezesseis eram da ilha, onde o fast food está prontamente disponível, mas apenas três da outra ilha. "As pessoas com sintomas depressivos maiores eram mais jovens e tinham maior consumo de comida para viagem", disse Berger.

Os pesquisadores analisaram as amostras de sangue em colaboração com pesquisadores da Universidade de Adelaide e descobriram diferenças entre os níveis de dois ácidos graxos em pessoas que viviam nas respectivas ilhas. "O nível de ácidos graxos associados à depressão e encontrado em muitos alimentos descartáveis ​​foi maior em pessoas que vivem na ilha, com acesso imediato a fast food, o nível de ácidos graxos associado à proteção contra a depressão e encontrado em frutos do mar foi maior na outra ilha ", disse o Dr. Berger.

Ele disse que é importante lembrar que as dietas ocidentais contemporâneas têm uma abundância do ácido graxo ligado à depressão (n-6 PUFA) e uma relativa falta de ácido graxo que combate a depressão (n-3 LCPUFA).

O professor Sarnyai disse que a depressão afeta cerca de uma em sete pessoas em algum momento de suas vidas, e que as pessoas aborígines e ilhéus do Estreito de Torres são desproporcionalmente afetadas por sofrimento psicológico e problemas mentais em comparação com a população em geral. "A depressão é complexa, está também ligada a fatores sociais e ambientais, portanto não haverá uma cura definitiva, mas nossos dados sugerem que uma dieta rica em LCPUFA n-3 é fornecida por frutos do mar e pobre em PUFA n-6 em muitos alimentos descartáveis ​​pode ser benéfico", disse ele. Com os dados disponíveis atualmente ainda é prematuro concluir que a dieta pode ter um impacto duradouro no risco de depressão, porém é necessário maior esforço em uma alimentação mais saudável.

"A alimentação saudável deve ser uma prioridade e pode ser benéfico não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental e o bem-estar", disse o estudioso.

Sendo assim, podemos perceber que a alimentação repercute de forma holística em nossa vida. Não é responsável apenas por nossa parte orgânica como também pela nossa saúde mental. As vitaminas que geramos (como o ácido graxo) através da alimentação influenciam o nosso cérebro na produção de endorfinas que liberam a sensação de "bem-estar" e prazer; o que pode acarretar na felicidade. Por isso tenha uma alimentação saudável para uma vida equilibrada. 

​Referência:

James Cook University. "Study firms up diet and depression link." ScienceDaily. ScienceDaily, 10 October 2018. <www.sciencedaily.com/releases/2018/10/181010093645.htm> 

0
Música Pode Evocar Emoções Positivas Através de Me...
A Atuação do Psicólogo em Gerontologia

Textos Relacionados

 

Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito ainda, seja o primeiro!

Deixar seu comentário

  1. Postando o comentário como visitante. Cadastre-se ou faça login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não consegue ver?

Textos de Psicologia em Destaque:

Sugestões de Leitura

Artigos
Psicopatologia é um termo que se refere tanto ao estudo dos estados mentais patológicos, quanto à manifestação de comportamentos e experiências que podem indicar um estado mental ou psicológico anorma...
Artigos
Quais são as Tecnologias que Podem ser Usadas para a Aprendizagem ?Por muito tempo foram usados as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) como um recurso que facilita a aprendizagem. As TIC's...
Portal Psicologia