Tempo de leitura: 2 minutos (431 palavras)

Música Pode Evocar Emoções Positivas Através de Memórias Pessoais

musica-memorias-positivas

Todos nós temos experiências de estar emocionalmente comovidos depois de ouvir música que temos fortes memórias pessoais relacionadas ou de ver uma imagem que captura memórias particularmente importantes da nossa vida. Esta nova pesquisa examinou criticamente a ideia de como as memórias são capazes de influenciar nossas respostas emocionais induzidas pela música e pelas imagens. 

Os voluntários que participaram deste estudo trouxeram música e imagens para o experimento que provocou prazer com base em suas próprias memórias pessoais, bem como outras peças de música e imagens que funcionaram de forma semelhante, mas o prazer não estava relacionado a memórias, mas apenas à maneira como os sons da música ou a imagem parece. Além disso, os voluntários trouxeram exemplos musicais e imagens adicionais para o experimento que evocou emoções desagradáveis, baseadas novamente em memórias ou nas qualidades reais da música ou das imagens. Essa configuração permitiu identificar com precisão a contribuição dos mecanismos subjacentes de indução de emoções e contrastar outro mecanismo plausível relacionado às qualidades reais da arte que levam às emoções.

Para obter indicadores das emoções, os participantes forneceram avaliações das emoções que sentiram durante a escuta ou assistiram à seleção dos exemplos. A atividade elétrica (EEG) relacionada ao processamento neural das emoções também foi registrada. Os resultados de música e imagens mostraram um padrão geral similar de resultados, e o resultado mais inesperado que o estudo forneceu diz respeito à contribuição da memória, que levou a fortes reações emocionais no caso de música e imagens, incluindo emoções positivas e negativas. 

Esses resultados foram particularmente fortes para emoções sociais – emoções que são demonstradas em relação ao outro - e positivas, como ternura e alegria, e o importante aumento das experiências emocionais pelas memórias pessoais também ficou evidente no caso de emoções tristes tanto para música quanto para imagens. A música nesse estudo teve baixa frequência de indução de emoções fortes e tristes, enquanto as imagens foram capazes de desencadear tais experiências emocionais negativas.

Os resultados fornecem uma visão sobre como reações emocionais positivas podem ser desencadeadas pela música e imagens e como tais processos podem estar ligados a intervenções musicais que tentam aproveitar o efeito do humor positivo através de memórias em distúrbios emocionais ou em demência.

A partir disso, pode-se promover um maior estudo da musicoterapia como um processo de intervenção terapêutica de altíssima eficácia e a arteterapia com a produção de peças artísticas por parte do próprio cliente. Vale ressaltar que na arteterapia os desenhos em si podem ser utilizados como recurso para interpretações junto ao cliente de forma a investigar os elementos retratados na arte. 

15
Você Sabe o Que é a Síndrome de Alienação Parental...
Estudo Encontra Relação Entre Alimentação e Depres...

Textos Relacionados

 

Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito ainda, seja o primeiro!

Deixar seu comentário

  1. Postando o comentário como visitante. Cadastre-se ou faça login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não consegue ver?

Relacionados

Fique por Dentro

Junte-se aos leitores inteligentes que recebem nossas novidades direto no e-mail:

Textos de Psicologia em Destaque:

Portal Psicologia