Tempo de leitura: 2 minutos (328 palavras)

Novo Estudo Aponta que Sintomas da Depressão Mudam na Velhice

sintomas-da-depressao-mudam-na-velhice

Pessoas que experimentam declínio cognitivo mais tarde na vida correm maior risco de sofrer depressão, de acordo com uma nova pesquisa. Por declínio cognitivo entende-se a redução da habilidade de botar em prática pensamentos complexos, como resolver problemas de lógica.

O estudo publicado na revista Psychological Science examinou a inteligência fluida, uma medida do raciocínio adaptativo de uma pessoa e habilidades de resolução de problemas. Inteligência fluida é uma habilidade cognitiva que tem a ver com a capacidade de abstrair para solucionar problemas que se apresentam. "A maioria dos adultos experimentam alguns declínios cognitivos mais tarde na vida, e nós queríamos saber se isso era preditivo do aumento do risco de depressão. Ao mesmo tempo, queríamos saber se a elevação relacionada à idade nos sintomas de depressão (por exemplo, devido a luto ou doença) poderia afetar adversamente a função cognitiva", disse o autor do estudo, Stephen Aichele, das Universidades de Lausanne e Genebra.

O pesquisador examinou dados de 1.091 participantes que receberam um teste de inteligência em 1947 aos 11 anos e foram testados repetidamente em intervalos de 3 anos entre as idades de 70 e 79 anos. No geral, tanto a inteligência fluida quanto os sintomas depressivos tenderam a piorar entre os 70 e 79 anos de idade. No entanto, os pesquisadores descobriram que a falta de inteligência fluída teve alta correlação com os sintomas depressivos.

"O próximo passo será examinar mais de perto os fatores (como treinamento, tratamento e apoio social) que podem atenuar a associação entre o agravamento da função cognitiva relacionado à idade e o aumento do risco de depressão." Ou seja, a habilidade cognitiva como qualquer outra habilidade pode ser treinada, e apesar do declínio com a idade pode atingir níveis médio-alto de execução e favorecer uma vida cotidiana agradável. 

Referência:

​ANGELINO, A. D. John Hopkins Medicine. Depression: What You Need to Know as You Age. Disponível em: < https://www.hopkinsmedicine.org/health/healthy_aging/diseases_and_conditions/depression-what-you-need-to-know-as-you-age > Acesso em: 21 de Novembro de 2018.

2
Você Sabe o Que São Ganhos Secundários?
Ondas Cerebrais Suprimem Ideias Concretas para Fac...

Textos Relacionados

 

Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito ainda, seja o primeiro!

Deixar seu comentário

  1. Postando o comentário como visitante. Cadastre-se ou faça login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não consegue ver?

Relacionados

Fique por Dentro

Junte-se aos leitores inteligentes que recebem nossas novidades direto no e-mail:

Textos de Psicologia em Destaque:

Portal Psicologia